Menu Horizontal

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Trajetória de Okasan e a Concorrência


No contra-fluxo das empreitadas, logo após optar pela área de bolos caseiros, a primeira decisão importante foi escolher o ponto ideal, o melhor local para investir. 

Longe da concorrência é o que muitos escolheriam. 
Okasan sabia que antigamente, uma pessoa que dominasse profissionalmente o seu trabalho, logo seria uma pessoa de sucesso. Mas hoje, isso mudou. 
Além de dominar o próprio trabalho é preciso conhecer o mercado: clientes (público-alvo); fornecedores e principalmente a concorrência. 

No final, Okasan escolheu um ponto comercial numa região com 5 fábricas de bolos caseiros e todas bem próximas do imóvel escolhido. 

Após realizar uma pesquisa sobre preços de bolos na região, Okasan definiu o seu preço. 
Entrou no mercado com o preço mais alto em comparação aos seus concorrentes já estabelecidos. 

Num primeiro momento, toda a concorrência o adorou. 
Inclusive, divulgavam Okasan como o mais careiro da região. 

Nessa etapa, Okasan também gostou, pois apesar da negativa, passou rapidamente a ser conhecido na região. Na verdade, Okasan queria aprender um pouco a mais com a própria concorrência e para isso seria necessário estar próximo e não apresentar ameaças. 





Sem muito capital para investir em divulgação, a própria concorrência colaborou nesse sentido.
Deu certo ! E a curiosidade das pessoas ficaram aguçadas. 

Por que esse bolo by Okasan é mais caro ?
O que esse bolo tem de diferente ? 

Na dúvida, muitos compraram para experimentar. 
Em pouco tempo, esqueceram o apelido de "japonês careiro" e passaram a se referir ao bolo como "o japonês gostoso" que hoje vende muito e supera toda a concorrência local. 

Concorrência não é somente preço ! 

Dificilmente haverá alguma coisa no mundo que alguém não possa fazer um pouco pior, um pouco mais barato, e vender. 
E aqueles que consideram somente o preço serão as fáceis vítimas dessas pessoas. 

" A qualidade faz a diferença. "  

" É possível que, pela falta de concorrência, o empresário possa se acomodar demais e passar a não atender a qualidade de produto e atendimento que o cliente deseja. Em um mercado onde não existe concorrência ativa, a chegada de novos players ou marcas estimula a criatividade e inovação dos empresários, tirando-os da zona de conforto. " 


André Pioli, Instituto PHD 

" Grandes parcerias foram realizadas a partir da própria concorrência. Hoje, os bolos caseiros by Okasan possuem ótimo preço e o foco do grupo é melhorar sempre a qualidade dos produtos e do atendimento. " 

Marco Okuma



Organização de Marco A Okuma para o 
Blog de  Bolos Caseiros by Okasan
maosecrets2012@gmail.com

 








Marco A Okuma 
Gerente Geral de Bolos Caseiros by Okasan
maosecrets2012@gmail.com






Postar um comentário


 




Deixe o seu comentário aqui ! A sua opinião é muito importante para nós !
Mas lembre-se: Gentileza gera gentileza !
Serão excluídos sem aviso prévio as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.